3 de mar. de 2015

Entre aspas: Aprendi a viver

Perfect live . | via Tumblr

Dessa vida a gente não leva nada, podemos construir um império, ter uma mansão, dinheiro, as melhores roupas e sapatos, colecionar carros de luxos mas quando a hora chegar e nós falecermos não levaremos nada disso. É por isso que eu digo, para que se preocupar com coisas supérfluas enquanto você pode aproveitar a vida de verdade? Achei um texto na internet escrito por um autor desconhecido que vai te fazer pensar sobre isso. Colecione memórias, não coisas.

Um jovem advogado foi indicado para inventariar os pertences de um senhor recém falecido. Segundo o relatório do seguro social, o idoso não tinha herdeiros ou parentes vivos. Suas posses eram muito simples. O apartamento alugado, um carro velho, móveis baratos e roupas puídas. “Como alguém passa toda a vida e termina só com isso?”, pensou o advogado. Anotou todos os dados e ia deixando a residência quando notou um porta-retratos sobre um criado mudo.

Na foto estava o velho morto. Ainda era jovem, sorridente, ao fundo um mar muito verde e uma praia repleta de coqueiros. À caneta escrito bem de leve no canto superior da imagem lia-se “sul da Tailândia”. Surpreso, o advogado abriu a gaveta do criado e encontrou um álbum repleto de fotografias. Lá estava o senhor, em diversos momentos da vida, em fotos em todo canto do mundo.

Em um tango na Argentina, na frente do Muro de Berlim, em um tuk tuk no Vietnã, sobre um camelo com as pirâmides ao fundo, tomando vinho em frente ao Coliseu, entre muitas outras. Na última página do álbum um mapa, quase todos os países do planeta marcados com um asterisco vermelho, indicando por onde o velho tinha passado. Escrito à mão no meio do Oceano Pacífico uma pequena poesia:

Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que eu possa trocar,
Nada que se possa vender.

Eu que decidi viajar,
Eu que escolhi conhecer,
Nada tenho a deixar
Porque aprendi a viver.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Muito reflexivo o texto! Eu também penso assim, tem coisas, como objetos, que são muito superficiais, ou até mesmo dinheiro. Já as lembranças nós cultivamos e é somente isso que temos o direito de carregar pro resto da vida, o que no final ainda vai nos trazer felicidade

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário Carol, me identifico bastante com essa forma de pensar.

      Excluir
  2. É exatamente assim que eu quero que seja a minha vida. De viagens, de boas lembranças. Cada férias, um lugar diferente. Eu amo viajar, quero conhecer cada canto deste planeta. Pra quê você ter um carro, uma mansão de luxo, etc etc, se não tem boas lembranças na hora que estiver velho, sentado em uma cadeira de balanço olhando o horizonte?
    O que precisamos é de boas lembranças. O dinheiro só se compra viagens para mim. Nada mais.
    Adorei o texto!
    E ah, eu te indiquei a tag das oito coisas no meu blog. Dá uma passadinha pra ver.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, dinheiro só compra viagens hahaha Também quero muito conhecer todo esse planeta, espero que consigamos realizar esta sonho <3 Vou dar uma olhadinha lá na tag :*

      Excluir
  3. É exatamente assim que eu quero que seja a minha vida. De viagens, de boas lembranças. Cada férias, um lugar diferente. Eu amo viajar, quero conhecer cada canto deste planeta. Pra quê você ter um carro, uma mansão de luxo, etc etc, se não tem boas lembranças na hora que estiver velho, sentado em uma cadeira de balanço olhando o horizonte?
    O que precisamos é de boas lembranças. O dinheiro só se compra viagens para mim. Nada mais.
    Adorei o texto!
    E ah, eu te indiquei a tag das oito coisas no meu blog. Dá uma passadinha pra ver.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo.. Que pena que a maioria das pessoas acham os bens materiais são os que valem...
    https://www.youtube.com/channel/UCrI0cvgvcBceu-RkggHTrhQ
    http://senhoritait.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe uma opinião sobre o que achou da postagem. Volte sempre.


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©